Sou a Íris.

Sou Mãe, Mulher, Filha, Irmã.

Educadora Somática, Terapeuta de Trauma, Artista de Dança, Doula, Mulher Medicina, Formadora, Ecologista, Activista, Autora

As minhas linguagens primeiras são a Natureza, a escrita e o movimento.

Caminho, danço e escrevo desde que me recordo.

Estudei na Faculdade de Letras de Lisboa, onde deixei por cumprir o curso de literatura para poder seguir o estudo de Danças Femininas tradicionais, devocionais e rituais do Médio Oriente, Norte de África e Europa do Sul, bem como Yoga.

Antes e durante este caminho, estudei dança moderna e contemporânea.

Estudei com Shokry Mohamed (Egipto e Espanha), Paula Lena Karima (Argentina), Yumma Mudra (França), Farida Fahmy (Egipto), Gabrielle Roth (USA). Tendo performando nacional e internacionalmente.Criei e produzi 10 performances colectivas com cerca de 60 mulheres cada uma e criei 6 solos de arte ritual originais. 

Completei a minha formação como professora de Yoga em 2008, na Austria.

A minha formação e experiência evoluíram com a formação de Doula, coaching, terapia de trauma e movimento e educação somático e eco-somático.

Tornei-me doula em 2007, tendo estudado na com Carla Guiomar e Luísa Condeço e, posteriormente, com Naoli Vinaver, Michel Odent, Liliana Lammers and  Barbara Harper. Sou parte do corpo de formadoras do curso de doulas Mater Lua, de Carla Silveira.

Formei-me em coaching e inteligência emocional em 2011, na ECIT com Isabel Ferreira. Actualmente estou a terminar a formação de Terapia de Trauma Somatic Experience, criada por Peter Levine, tendo estudado com Liana Netto e Sónia Gomes. 

Acredito que a Arte, Terapia, Espiritualidade, Ecologia e Filosofia têm uma conexão intrínseca e indissociável. Esta é a base do meu trabalho, seja terapia, dança, ritual ou desenvolvimento pessoal. Através do meu trabalho, procuro apoiar no desenvolvimento da presença sensível através da escuta simultânea do que sentimos e do que está a acontecer em nosso redor.

Entendendo a Vida e Alma como sendo cíclica, tal como a Natureza, o que nos permite abraçar todos os aspectos da experiência humana, desenvolvendo resiliência, sentido de pertença e propósito. Para que sejamos capazes de re-escrever narrativas individuais e colectivas, com a nossa verdade íntegra.

 

 

Sou co-fundadora do projecto Senhora d’Azenha, centro de formação, localizado em Sintra.

Co-criei o projecto Feminine consciousness, com Lila Nuit; o projecto Bruxia com Sara Baga e o projecto Transe Terapêutico com Baltazar Molina.

Sou co-fundadora da Teia da Terra, um colectivo de activismo ecológico que tem trabalhado no suporte das populações e ecossistemas afectados pelos fogos devastadores em Portugal, prevenção de fracking, exploração petrolífera e mineração de lítio; bem como suporte à comunidade nativa brasileira Guarani Kayowá, defesa da troca de sementes livre e reflorestação.

Estudo e pratico eco-feminismo, ecologia profunda e bruxaria europeia desde os 13 anos, sendo descendente de uma linhagem de parteiras, curandeiras herbais e benzedeiras.

Actualmente mantenho este estudo e também me dedico ao estudo e prática de xamanismo sul Americano. Fui iniciada como Mulher Medicina, em 2008, pela Abuela chilena Luz Clara Camus.

Participo na Conferência da Deusa de Glastonbury de 2015 e co-organizei a Conferência da Deusa em Portugal em 2018. Co- produzi a vinda a Portugal de Kathy Jones e Starhawk.

Actualmente sou terapeuta e doula, especializada em saúde natural feminina, maternidade consciente, terapia de trauma e educação somática.

Enquanto Mulher Medicina e artista facilito círculos, ensino danças rituais, movimento consciente, ecologia profunda, saúde natural feminina bem como paganismo europeu e práticas xamânicas tradicionais.

Sou activista ecológica, guardiã de árvores autóctones e autora.

Como prática pessoal caminho as montanhas e enseadas junto ao mar, para inspirar, curar e nutrir.

Iris Lican

OUTROS PROJECTOS

Bruxia

Senhora D'Azenha

Feminine Consciousness

© Copyright 2019 - Earth Body Medicine | Privacy Police
Credits: Mizé Jacinto, Luís Conde e Julian Marcus | Designed by E-Quartz 
error: Content is protected !!